sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projeto de Vida





Projeto
de
vida

Antonio Celso
















Caros amigos, queridos irmão em Cristo,


o presente livro é o desenvolver de uma pequena idéia sobre a nossa vida e o que estamos fazendo com ela no decorrer dos anos. Afinal de contas chega um momento das nossas vidas em que as respostas não podem mais partir dos nossos pais, professores, enfim daqueles que por algum tempo tiveram sob sua responsabilidade dirigir as nossas vidas.
E então todas as nossas perguntas acabam ficando sem respostas, ou pelo menos sem uma resposta conclusiva. Mesmo que ao longo da vida tenhamos sido evangelizados, até porque temos até uma certa idade uma verdadeira ojeriza em captar e aproveitar os conhecimentos dos “velhos” que fica meio dificil prestar atenção naquilo que eles querem nos passar.
E o tempo passa....
E então as velhas perguntas retornam atormentar nossa vida:
_Quem sou eu?
_De onde venho?
_Porque estou aqui?
_Para onde irei quando mrrer?
Não são perguntas fáceis de se formular e nem de se responder, felizmente dentro da doutrina espirita e mais ainda no Evangelho temos as respostas e certamente ao procurarmos ali nossas respostas faremos um aprendizado que nos transformará para sempre.
O texto deste livrinho não tem a pretensão de discutir nada fora do espiritismo e da obra de Allan Kardec e muito menos formular teorias dentro de Evangelho, mas apenas será uma forma de estudarmos juntos e aprendermos algo mais sobre as nossas perguntas existênciais.
Que Deus nos abençoe na nossa procura de saber para melhor podermos viver e amar aqueles que fazem parte das nossas vidas.


Antono Celso, outubro de 2009.










Projetos na vida todos temos, e tudo aquilo que faremos ou que fariamos na vida física faz parte de um programa idealizado quando ainda elaborávamos o nosso projeto reencarnacionista para a jornada que ora trilhamos.
É óbvio que devido ao esquecimento natural pelo qual passa o espírito ao reencarnar muito daquilo que programamos ficará praticamente fora das nossas ações, no entanto, a própria vida fornecerá condições para realizarmos o nosso projeto reencarnatório mesmo que não nos lembremos do que “prometemos” lá atrás...
E que condições serão essas que a vida se utilizará ?
Será tudo aquilo que chamaremos de dificuldades, de doenças, de impossível se vencer...
E venceremos todas as dificuldades impostas pelo destino. Dessa forma iremos ainda que a passos lentos conquistando nossos espaços.
Então reencarnamos para relizar projetos de vida?
Sim!
Mas, que projetos serão esses?
Nascer, crescer, estudar, constituir familia, conquistar um emprego, salário, cargos, aposentar....
E a vida entao é só isso?
Monotona, não?
No campo material a humanidade hoje como ontem está realizando um ótimo trabalho nas suas conquistas, afinal de contas contamos a cada dia que passa com novas tecnologias, condições melhores da saúde pública, transporte, educação, lazer, etc... etc.... Tudo isso visando tornar a vida cada vez mais fácil de ser vivida num mundo tão inslubre.
Mas será que o homem ao efetuar todas as suas conquistas finalmente torna-se um ser feliz?
É feliz o empresário que realizou todos os seus projetos comerciais?
É feliz o homem que atingiu o topo na hierarquia administrativa que faz parte?
É feliz a pessoa que enfim, na sua vida profissioonal e social conquista todo aquele espaço tão almejado?
Não!!!!
A humanidade está doente, muito doente, senão não teríamos tantos casos de depressão, tantas pessoas envolvidas com as drogas. Droga que começa pelo àlcool chegando ao àpice que são as drogas sintéticas e outras mais que infelizmente continuam a ser colocadas no mercado da morte todos os dias.
A humanidade está doente quando nos acostumamos com as noticias de guerra urbana tão naturais nos dias de hoje.
A humanidade está doente quando achamos normal doentes morrerem à mingua nas filas dos hospitais.
A humanidade está doente quando o homem não enxerga o homem que está do seu lado passando por alguma dificuldade, por qualquer necessidade...
É... O nosso projeto no ambito material da vida vai muito bem obrigado...
E o nosso projeto espiritual como vai???
Afinal de contas temos encontrado alguns minutos que sejam para conversar com o nosso mentor espiritual, e procurar saber dele qual é afinal a nossa obrigação com a nossa evolução espiritual?
Infelizmente o grosso da humanidade acredita que pode comerciar com Deus e o faz pagando alguns centavos da sua fortuna pessoal quando frequenta os templos do mundo e o faz contando as migalhas como se estivesse fazendo o maior favor do mundo.
Sai da sua oração rasteira e domingueira ciente que está com todos os pecados zerados.
Que pena....
Esses somos todos nós quando não procuramos conhecer Jesus e aplicar suas idéias e suas regras morais ao longo do nosso viver. Quando não procuramos estudar e conhecer tudo aquilo que necessitamos para desenvolver a nossa moral em prol da nossa evolução...
Passamos ao longo dos milênios renascendo em todas as épocas, ocupando ao longo da história da humanidade todos os postos a que fomos designados e saímos na maioria das vezes mais pobres do que chegamos espiritualmente. Isso por absoluta falta de atenção ao chamado de Jesus, afinal de contas ao longo dos ultimos vinte séculos já tínhamos alguma noção do que significa “amar ao próximo” e todas aquelas regras de cidadania espiritual que Ele nos deixou.
Claro que muitas daquelas regras não poderiam ser conpreendidas pelo grosso da humanidade, afinal de contas até o final do século dezenove a maioria das pessoas ainda era analfabeta. Mas estamos em pleno século XXI e nos dias de hoje com toda a tecnologia que a humanidade desenvolveu e da qual se utiliza já não há mais desculpa para o desconhecimento seja do que for.
Mas quando se trata de Jesus de Nazaré ainda há muito desconhecimento, muitos são os seres humanos que não o conhecem ainda...
Mas Ele é paciente e sabe que mais cedo ou mais tarde aquele ignorante do que seja ser um espirito reencarnado e ter uma vida espiritual terá que acordar para a sua realidade e então lá estarão seus braços amorosos para recebê-lo e ensiná-lo a caminhar em busca da sua angelitude.


PROJETO DE VIDA ESPIRITUAL

O que vem a ser isto afinal de contas?
Tudo começa com a reforma intima, que vem a ser uma análise da nossa conduta quotidiana, afinal de contas não necessitamos que outras pessoas nos digam que precisamos mudar. Agora, se houver necessidade de sermos socorridos, prá que servem os amigos, os familiares?
Na doutrina espirita temos mecanismos que nos socorrem neste e em muitos outros aspectos da nossa vida, felizmente não temos como espiritas que conviver com dogmas, credos, critérios que trabalham a mudança pelo medo, pelo temor do que pode advir num futuro qualquer. Temos sim um chamamento que faz com que busquemos nos conhecer cada vez melhor e nos conhecendo fazer as mudanças de curso necessárias na nossa vida.
E como precisamos mudar...
Cada dia que passa o nosso aprendizado se aprimora, a nossa busca de novos conhecimentos nos leva a descobertas que fazem a nossa vida tomar uma nova direção e vamos descobrindo que o que ontem era certo, correto, exato, hoje já não é mais, pois dentro da nossa nova concepção de vida o velho homem já não tem mais lugar no nosso dia a dia...
Precisamos mudar então a nossa forma de pensar, agir, de falar, mudar o nosso comportamento porque a nossa visão de vida e de mundo se renova a cada dia. E então a reforma intima se torna o nosso arroz com feijão, e todo dia descobrimos uma coisa a ser aprimorada, ser substituida ou ser simplesmente eliminada na nossa conduta.
É o novo homem surgindo e cuidando do nosso destino....
E descobrimos então o amigo Jesus. Passamos a compreender ainda que muito toscamente a sua mensagem. Descobrimos que muitas das coisas que faziamos já eram dentro dessa nova Lei que Ele nos trouxe, ainda que de forma mais ou menos certa...
Constatamos que Jesus não quer nunguém infeliz ao sue lado, que todo aquele que O tem como companheiro de jornada caminha mais feliz, tem mais paz, ainda que sua cruz continue do mesmo tamanho ou tenha ganho mais peso.
É a velha constatação do mártir no coliseu enfrentando os leões a cantar, porquê?
É que Jesus traz a música para a nossa alma e suas regras são simples e tem o objetivo de construir a felicidade e fazê-la abundante...


Bases para uma Reforma Íntima

A maior dificuldade para se fazer a tão falada Reforma Íntima é justamente saber o que devemos nos reformar - o que está de errado em nós? A partir daí então, passar para outra grande dificuldade que é praticar a Reforma em nossa personalidade, em nosso modo de agir e até mesmo no pensar.
Porém em uma vídeo-palestra de Raul Teixeira pela Federação Espírita do Paraná foi fornecido um roteiro para nossa reforma íntima:

1) Falar sempre de forma INATACÁVEL;
2) Não tomar nada como pessoal;
3) Não fazer suposições ;
4) Fazer o melhor que pudermos com o máximo de nós.

Parece simples, mas não é:
Quantas vezes não comentamos sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más características, más tendências ou condutas…
Quantas vezes recebemos críticas que poderiam ser usada para nossa reforma íntima e levamos para o lado pessoal ficando magoado com aquela pessoa.
Quantas vezes fazemos suposições a respeito das pessoas e quando vamos verificar é algo totalmente diferente.
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou trabalhamos sem dedicação resultando muitas vezes em trabalhos sem resultados!
Independente de crenças somos convidados para nossa evolução diariamente em nossas relações na família e no trabalho. Exerçamos nossas vivências diárias para benefício próprio, não atacando ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem ultrapassar nossos limites.
“Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.” (Emmanuel. Livro Encontro Marcado.)



Amar ao próximo, o que é isso?


AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO
1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: - “Mestre, qual mandamento maior da lei ?” - Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento.
E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo.
- Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”
(S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)
2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12.)
Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem.
(S. LUCAS, cap. VI, v. 31.)
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, pág. 183

Amar ... como está ficando difícil amar a si mesmo, como a vida está nos transformando constantemente em sobreviventes de um mundo em constante atrito, em permanente desassossego. Amar a si mesmo é antes de tudo se conhecer e saber o que pode ou não ser bom para a nossa vida.
E quem é o próximo, afinal de contas? Quem é essa pessoa anônima, este ser sem rosto, sem personalidade?
Questão essa que deveria estar clara a qualquer um de nós, afinal de contas todos nós sabemos claramente quem é o nosso próximo, não é mesmo?
Pensemos um pouco nesta pergunta e respondamos em silêncio, pois próximo é aquele ser querido que faz parte da nossa vida, sem contar o desconhecido com quem cruzamos todos os dias.
Mas será que nós temos consciência de quem realmente é o nosso próximo a quem Cristo nos ordena que amemos ?
Vamos fazer uma pequena análise, coloquemos personagens na nossa história:
Cada um de nós é o centro de tudo, afinal de contas olhamos para o horizonte e vemos tudo claramente, ouvimos tudo em detalhes estamos, portanto, no centro do nosso mundo particular.
Temos então que distribuir as pessoas nas nossas vidas:
___Na nossa direita ficarão as novas gerações, aqueles que vieram depois de nós.
___Na nossa frente ficarão aquelas pessoas da nossa geração, nossos contemporâneos.
___E na nossa esquerda aqueles que vieram antes de nós
1- À minha direita vamos colocar as novas gerações, aqueles que vieram depois de mim. São pessoas para as quais tenho que ser o exemplo, afinal de contas são os meus filhos, os meus sobrinhos, filhos dos meus visinhos e amigos, meus netos e assim por diante. Para essas pessoas eu sou o “coroa”, afinal de contas quando eles me conheceram eu já era velho, e tenho que ser para eles a experiência que fala e age, tenho que agir como um professor de vida, pelos meus exemplos, pela minha conduta, ter um amor pedagógico, ou seja:
Faça o que eu faço e faça o que eu mando.
2- Para aqueles que estão na minha frente, os meus irmãos, os meus colegas de escola, de folguedos, da escola dominical, minha visão de amor tem que ser diferente, pois nós falamos a mesma língua, é com esta turma que eu fui as festas, aos bailes, namorei, briguei, fiz as pazes. Crescemos, estudamos, trabalhamos e vivemos as mesmas fases da vida. Com eles eu tenho o amor participação, o amor permuta de valores, o amor conhecimento.
3- Á minha esquerda eu tenho a geração que veio antes de mim: São meus pais, tios, avós e os conhecidos mais velhos. Aqueles que me viram crescer, se formar, casar e contribuíram para que fosse quem eu sou. Para com eles eu tenho o amor afeto, o amor carinho, o amor colo. Com eles é que eu busco minha história, meus sonhos mais íntimos e mais fraternos.
Se para aqueles que estão a minha direita eu tenho que ter o cuidado de proteger, de cuidar, de passar as melhores lições o meu amor é aquele de quem viu tudo acontecer, afinal de contas com muitos deles nós fomos a primeira fralda, a primeira mamadeira, vimos os primeiros passos, as vacinas, o be-a-bá, então por eles nós somos eternamente apaixonados.
Para aqueles que estão à nossa frente o meu cuidado é outro: participar, ouvir, visitar e receber, trocar receitas de bolos e doces, pescarias, jogos de futebol, o meu amor então é o da história vivida e compartilhada. Neste grupo eu me apaixono e desapaixono constantemente, afinal de contas estamos sempre em trânsito, sempre trocando de posições na vida.
Para aqueles que estão à minha esquerda o meu amor já é de agradecimento, pois ao contrário daqueles que estão a minha direita, eles fizeram por mim tudo o que eu já fiz para os meus filhos. Deles eu recebi tudo o que tenho, e um dia a história vai se inverter com certeza, afinal todos nós envelhecemos, e vai chegar a hora em que eu terei que cuidar deles também. E o amor daqueles que estão a minha direita será a resposta do amor que eu der aos meus velhos, pois eu sou o espelho onde eles procuram o seu reflexo e amanhã quando for a minha vez de ser cuidado serão eles que farão isso. Para esse grupo eu é que sou a eterna paixão da vida.
Dessa forma ficou mais fácil praticar o amor ao próximo, eu já sei quem são eles. E agora em qual dos grupos eu poderia ter desafetos?
No da direita? – Mas como se estas são as minhas crianças, que eu amo.
No do meio?- Porquê ? São os meus melhores amigos. Ninguém me conhece melhor do que eles.
No da esquerda?- Como? São os pais e a família maravilhosa que Deus me deu de presente?
Todo aquele irmão que se aproximar de nós, virá com a sua cruz ou com a sua luz e cabe a nós sabermos como trabalhar o nosso amor para amarmos e sermos amados por todos eles.
Mas meus irmãos, com tanta gente maravilhosa ao nosso redor, amar fica muito mais fácil!!!!!

Amar é o grande passo para o nosso aprendizado espiritual, pois foi através do amor que a nossa vinda ao corpo foi possível. Tudo começa no plano espiritual onde todos aqueles que nos amam nos envolvem numa onda de paz e tranquilidade, ou então são os trabalhadores de Cristo responsáveis pela nossa reencarnação que nos reenergizam com uma onda muito grande de amor nos propiciando condições para que nos tornemos a carta da vida no envelope do corpo. Corpo esse que forjado no ventre materno ao longo de nove meses de mutuo envolvimento entre os dois espiritos que terão uma vida inteira para se conhecerem. Recebemos da mãe e da familia todo o material que necessitamos para realizar o nosso projeto de vida
Mas quem é a mãe e quem é o nosso pai?
São espíritos com os quais temos laços sejam eles fraternos ou não. Pessoas que nos antecedem na palco do mundo para um dia nos receberem nos braços, é claro que nem todo relacionamento segue na linha do amor e do carinho. Afinal de contas os protagonistas da história nem sempre são bons amigos...
Por isso é que o grande legislador hebreu já há mais de quatro mil anos, colocou no 5.º mandamento do seu Decálogo que devemos honrar pai e
mãe.

E o projeto continua....
Já iniciamos a reforma intima, começamos a ouvir Jesus ao descobrirmos o nosso próximo...
Temos então que começarmos a amar a pessoa mais importante da nossa história e não apenas pelos poucos anos que compõe a nossa vida de hoje, mas prá todo o sempre.
Para isso temos o capitulo XXIII de O Livro dos Médiuns onde o grande codificador nos coloca nas mãos a maravilhosa aula sobre a obsessão.


O Livro dos Médiuns
CAPÍTULO XXIII
DA OBSESSÃO
Obsessão simples. - Fascinação. - Subjugação. - Causas de obsessão. - Meios
de a combater.

237. Entre os escolhos que apresenta a prática do Espiritismo, cumpre se coloque na primeira linha a obsessão, isto é, o domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. Os bons Espíritos nenhum constrangimento infligem. Aconselham, combatem a influência dos maus e, se não os ouvem, retiram-se. Os maus, ao contrário, se agarram àqueles de quem podem fazer suas presas. Se chegam a dominar algum, identificam-se com o Espírito deste e o conduzem como se fora verdadeira criança.
A obsessão apresenta caracteres diversos, que é preciso distinguir e que resultam do grau do constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. A palavra obsessão é, de certo modo, um termo genérico, pelo qual se designa esta espécie de fenômeno, cujas principais variedades sãoa: obsessão simples,a fascinação e a subjugação.
238. Dá-se a obsessão simples, quando um Espírito malfazejo se impõe a um médium, se imiscui, a seu mau grado, nas comunicações que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espíritos e se apresenta em lugar dos que são evocados.
Ninguém está obsidiado pelo simples fato de ser enganado por um Espírito mentiroso. O melhor médium se acha exposto a isso, sobretudo, no começo, quando ainda lhe falta a experiência necessária, do mesmo modo que, entre nós homens, os mais honestos podem ser enganados por velhacos. Pode-se, pois, ser enganado, sem estar obsidiado. A obsessão consiste na tenacidade de um Espírito, do qual não consegue desembaraçar-se a pessoa sobre quem ele atua.
Na obsessão simples, o médium sabe muito bem que se acha presa de um Espírito mentiroso e este não se disfarça; de nenhuma forma dissimula suas más intenções e o seu propósito de contrariar. O médium reconhece sem dificuldade a felonia e, como se mantém em guarda, raramente é enganado. Este gênero de obsessão é, portanto, apenas desagradável e não tem outro inconveniente, além do de opor obstáculo às comunicações que se desejara receber de Espíritos sérios, ou dos afeiçoados.
Podem incluir-se nesta categoria os casos de obsessão física, isto é, a que consiste nas manifestações ruidosas e obstinadas de alguns Espíritos, que fazem se ouçam, espontaneamente, pancadas ou outros ruídos. Pelo que concerne a este fenômeno, consulte-se o capítulo D as manifestações físicas espontâneas.( N. 82.)
239. A fascinação tem conseqüências muito mais graves. E uma ilusão
produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações.
O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula.
Fora erro acreditar que a este gênero de obsessão só estão sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. Dela não se acham isentos nem os homens de mais espírito, os mais instruídos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberração é efeito de uma causa estranha, cuja influência eles sofrem.
Já dissemos que muito mais graves são as conseqüências da fascinação.
Efetivamente, graças à ilusão que dela decorre, o Espírito conduz o indivíduo de quem ele chegou a apoderar-se, como faria com um cego, e pode levá-lo a aceitar as doutrinas mais estranhas, as teorias mais falsas, como se fossem a única expressão da verdade. Ainda mais, pode levá-lo a situações ridículas, comprometedoras e até perigosas. Compreende-se facilmente toda a diferença que existe entre a obsessão simples e a fascinação; compreende-se também que os Espíritos que produzem esses dois efeitos devem diferir de caráter. Na primeira, o Espírito que se agarra à pessoa não passa de um importuno pela sua tenacidade e de quem aquela se impacienta por desembaraçar-se. Na segunda, a coisa é muito diversa. Para chegar a tais fins, preciso é que o Espírito seja destro, ardiloso e profundamente hipócrita, porquanto não pode operar a mudança e fazer-se acolhido, senão por meio da máscara que toma e de um falso aspecto de virtude. Os grandes termos - caridade, humildade, amor de Deus - lhe servem como que de carta de crédito, porém, através de tudo isso, deixa passar sinais de inferioridade, que só o fascinado é incapaz de perceber. Por isso mesmo, o que o fascinador mais teme são as pessoas que vêem claro. Daí o consistir a sua tática, quase sempre, em inspirar ao seu intérprete o afastamento de quem quer que lhe possa abrir os olhos.
Por esse meio, evitando toda contradição, fica certo de ter razão sempre.
240. A subjugação é uma constrição que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mau grado. Numa palavra: o paciente fica sob um verdadeiro j u g o.
A subjugação pode ser moral ou corporal. No primeiro caso, o subjugado é constrangido a tomar resoluções muitas vezes absurdas e comprometedoras que, por uma espécie de ilusão, ele julga sensatas: é uma como fascinação. No segundo caso, o Espírito atua sobre os órgãos materiais e provoca movimentos involuntários. Traduz-se, no médium escrevente, por uma necessidade incessante de escrever, ainda nos momentos menos oportunos. Vimos alguns que, à falta de pena ou lápis, simulavam escrever com o dedo, onde quer que se encontrassem, mesmo nas ruas, nas portas, nas paredes.
Vai, às vezes, mais longe a subjugação corporal; pode levar aos mais ridículos atos. Conhecemos um homem, que não era jovem, nem belo e que, sob o império de uma obsessão dessa natureza, se via constrangido, por uma força irresistível, a pôr-se de joelhos diante de uma moça a cujo respeito nenhuma pretensão nutria e pedi-la em casamento. Outras vezes, sentia nas costas e nos jarretes uma pressão enérgica, que o forçava, não obstante a resistência que lhe opunha, a se ajoelhar e beijar o chão nos lugares públicos e em presença da multidão. Esse homem passava por louco entre as pessoas de suas relações; estamos, porém, convencidos de que absolutamente não o era; porquanto tinha consciência plena do ridículo do que fazia contra a sua vontade e com isso sofria horrivelmente.
241. Dava-se outrora o nome de possessão ao império exercido por maus
Espíritos, quando a influência deles ia até à aberração das faculdades da vítima. A Possessão seria, para nós, sinônimo da subjugação. Por dois motivos deixamos de adotar esse termo: primeiro, porque implica a crença de seres criados para o mal e perpetuamente votados ao mal, enquanto que não há senão seres mais ou menos imperfeitos, os quais todos podem melhorar-se; segundo, porque implica igualmente a idéia do apoderamento de um corpo por um Espírito estranho, de uma espécie de coabitação, ao passo que o que há é apenas constrangimento. A palavra subjugação exprime perfeitamente a idéia.
Assim, para nós, não há possessos, no sentido vulgar do termo, há somente obsidiados, subjugados e fascinados.
242. A obsessão, como dissemos, é um dos maiores escolhos da mediunidade e também um dos mais freqüentes. Por isso mesmo, não serão demais todos os esforços que se empreguem para combatê-la, porquanto, além dos inconvenientes pessoais que acarreta, é um obstáculo absoluto à bondade e à veracidade das comunicações. A obsessão, de qualquer grau, sendo sempre efeito de um constrangimento e este não podendo jamais ser exercido por um bom Espírito, segue-se que toda comunicação dada por um médium obsidiado é de origem suspeita e nenhuma confiança merece. Se nelas alguma coisa de bom se encontrar, guarde-se isso e rejeite-se tudo o que for simplesmente duvidoso.
243. Reconhece-se a obsessão pelas seguintes características:
1ª Persistência de um Espírito em se comunicar, bom ou mau grado, pela escrita, pela audição, pela tiptologia, etc., opondo-se a que outros Espíritos o façam;
2ª Ilusão que, não obstante a inteligência do médium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações que recebe;
3ª Crença na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espíritos que se
comunicam e que, sob nomes respeitáveis e venerados, dizem coisas falsas ou absurdas;
4ª Confiança do médium nos elogios que lhe dispensam os Espíritos que por ele se comunicam;
5ª Disposição para se afastar das pessoas que podem emitir opiniões aproveitáveis;
6ª Tomar a mal a crítica das comunicações que recebe;
7ª Necessidade incessante e inoportuna de escrever;
8ª Constrangimento físico qualquer, dominando-lhe a vontade e forçando-o a agir ou falar a seu mau grado;
9ª Rumores e desordens persistentes ao redor do médium, sendo ele de tudo a causa, ou o objeto.
244. Diante do perigo da obsessão, ocorre perguntar se não é lastimável o serse médium. Não é a faculdade mediúnica que a provoca? Numa palavra, não constitui isso uma prova de inconveniência das comunicações espíritas? Fácil se nos apresenta a resposta e pedimos que a meditem cuidadosamente.
Não foram os médiuns, nem os espíritas que criaram os Espíritos; ao contrário, foram os Espíritos que fizeram haja espíritas e médiuns. Não sendo os Espíritos mais do que as almas dos homens, é claro que há Espíritos desde quando há homens; por conseguinte, desde todos os tempos eles exerceram influência salutar ou perniciosa sobre a Humanidade. A faculdade mediúnica não lhes é mais que um meio de se manifestarem. Em falta dessa faculdade, fazem-no por mil outras maneiras, mais ou menos ocultas. Seria, pois, erro crer-se que só por meio das comunicações escritas ou verbais exercem os Espíritos sua influência. Esta influência é de todos os instantes e mesmo os que não se ocupam com os Espíritos, ou até não crêem neles, estão expostos a sofrê-la, como os outros e mesmo mais do que os outros, porque não têm com que a contrabalancem. A mediunidade é, para o espírito, um meio de se fazer conhecido. Se ele é mau, sempre se trai, por mais hipócrita que seja. Pode, pois, dizer-se que a mediunidade permite se veja o inimigo face a face, se assim nos podemos exprimir, e combate-lo com suas próprias armas. Sem essa faculdade, ele age na sombra e, tendo a seu favor a invisibilidade, pode fazer e faz realmente muito mal. A quantos atos não é o homem impelido, para desgraça sua, e que teria evitado, se dispusesse de um meio de esclarecer-se! Os incrédulos não imaginam enunciar uma verdade, quando dizem de um homem que se transvia obstinadamente: "É o seu mau gênio que o impele à própria perda." Assim, o conhecimento do Espiritismo, longe de facilitar o predomínio dos maus Espíritos, há de ter como resultado, em tempo mais ou menos próximo, e quando se achar propagado, destruir esse predomínio, dando a cada um os meios de se pôr em guarda contra as sugestões deles. Aquele então que sucumbir só de si terá que se queixar.
Regra geral: quem quer que receba más comunicações espíritas, escritas ou verbais, está sob má influência; essa influência se exerce sobre ele, quer escreva, quer não, isto é, seja ou não seja médium, creia ou não creia. A escrita faculta um meio de ser apreciada a natureza dos Espíritos que sobre ele atuam e de serem combatidos, se forem maus, o que se consegue com mais êxito quando se chega a conhecer os motivos da ação que desenvolvem. Se bastante cego é ele para o não compreender, podem outros abrir-lhe os olhos.
Em resumo: o perigo não está no Espiritismo, em si mesmo, pois que este pode, ao contrário, servir-nos de governo e preservar-nos do risco que corremos incessantemente, à revelia nossa. O perigo está na orgulhosa propensão de certos médiuns para, muito levianamente, se julgarem instrumentos exclusivos de Espíritos superiores e nessa espécie de fascinação que lhes não permite compreender as tolices de que são intérpretes. Mesmo os que não são médiuns podem deixar-se apanhar. Façamos urna comparação. Um homem tem um inimigo secreto, a quem não conhece e que contra ele espalha sub-repticiamente a calúnia e tudo o que a mais negra maldade possa inventar. O infeliz vê a sua fortuna perder-se, afastarem-se seus amigos, perturbada a sua ventura íntima. Não podendo descobrir a mão que o fere, impossibilitado se acha de defender-se e sucumbe. Mas, um belo dia, esse inimigo oculto lhe escreve e se trai, não obstante todos os ardis de que se vale. Eis descoberto o perseguidor do pobre homem, que desde então pode confundi-lo e se reabilitar. Tal o papel dos maus Espíritos, que o Espiritismo nos proporciona a possibilidade de conhecer e desmascarar.
245. As causas da obsessão variam, de acordo com o caráter do Espírito. E, às vezes, uma vingança que este toma de um indivíduo de quem guarda queixas da sua vida presente ou do tempo de outra existência. Muitas vezes, também, não há mais do que o desejo de fazer mal: o Espírito, como sofre, entende de fazer que os outros sofram; encontra uma espécie de gozo em os atormentar, em os vexar, e a impaciência que por isso a vítima demonstra mais o exacerba, porque esse é o objetivo que colima, ao passo que a paciência o leva a cansar-se. Com o irritar-se e mostrar-se despeitado, o perseguido faz exatamente o que quer o seu perseguidor. Esses Espíritos agem, não raro por ódio e inveja do bem; daí o lançarem suas vistas malfazejas sobre as pessoas mais honestas. Um deles se apegou como "tinha" a uma honrada família do nosso conhecimento, à qual, aliás, não teve a satisfação de enganar. Interrogado acerca do motivo por que se agarrara a pessoas distintas, em vez de o fazer a homens maus como ele, respondeu: estes não me causam inveja. Outros são guiados por um sentimento de covardia, que os induz a se aproveitarem da fraqueza moral de certos indivíduos, que eles sabem incapazes de lhes resistirem. Um destes últimos, que subjulgava um rapaz de inteligência muito apoucada, interrogado sobre os motivos dessa escolha, respondeu: Tenho grandíssima necessidade de atormentar alguém; uma pessoa criteriosa me repeliria; ligo-me a um idiota, que nenhuma força me opõe.
246. Há, Espíritos obsessores sem maldade, que alguma coisa mesmo denotam de bom, mas dominados pelo orgulho do falso saber. Têm suas idéias, seus sistemas sobre as ciências, a economia social, a moral, a religião, a filosofia, e querem fazer que suas opiniões prevaleçam. Para esse efeito, procuram médiuns bastante crédulos para os aceitar de olhos fechados e que eles fascinam, a fim de os impedir de discernirem o verdadeiro do falso. São os mais perigosos, porque os sofismas nada lhes custam e podem tornar cridas as mais ridículas utopias. Como conhecem o prestígio dos grandes nomes, não escrupulizam em se adornarem com um daqueles diante dos quais todos se inclinam, e não recuam sequer ante o sacrilégio de se dizerem Jesus, a Virgem Maria, ou um santo venerado. Procuram deslumbrar por meio de uma linguagem empolada, mais pretensiosa do que profunda, eriçada de termos técnicos e recheada das retumbantes palavras caridade e moral. Cuidadosamente evitarão dar um mau conselho, porque bem sabem que seriam repelidos. Daí vem que os que são por eles enganados os defendem, dizendo: Bem vedes que nada dizem de mau. A moral, porém, para esses Espíritos é simples passaporte, é o que menos os preocupa. O que querem, acima de tudo, é impor suas idéias por mais disparatadas que sejam.
247. Os Espíritos dados a sistemas são geralmente escrevinhadores, pelo que buscam os médiuns que escrevem com facilidade e dos quais tratam de fazer instrumentos dóceis e, sobretudo, entusiastas, fascinando-os. São quase sempre verbosos, muito prolixos, procurando compensar a qualidade pela quantidade. Comprazem-se em ditar, aos seus intérpretes, volumosos escritos indigestos e freqüentemente pouco inteligíveis, que, felizmente, têm por antídoto a impossibilidade material de serem lidos pelas massas. Os Espíritos verdadeiramente superiores são sóbrios de palavras; dizem muita coisa em poucas frases. Segue-se que aquela fecundidade prodigiosa deve sempre ser suspeita.
Nunca será demais toda a circunspecção, quando se trate de publicar semelhantes escritos. As utopias e as excentricidades, que neles por vezes abundam e chocam o bom-senso, produzem lamentável impressão nas pessoas ainda noviças na Doutrina,dando-lhes uma idéia falsa do Espiritismo, sem mesmo se levar em conta que são armas de que se servem seus inimigos, para ridiculizá-lo. Entre tais publicações, algumas há que, sem serem más e sem provirem de um obsessão, podem considerar-se imprudentes, intempestivas, ou desazadas.
248. Acontece muito freqüentemente que um médium só se pode comunicar comnumbv único Espírito, que a ele se liga e responde pelos que são chamados por seu intermédio. Nem sempre há nisso uma obsessão, porquanto o fato pode derivar da falta de maleabilidade do médium, de uma afinidade especial sua com tal ou tal Espírito.
Somente há obsessão propriamente dita, quando o Espírito se impõe e afasta intencionalmente os outros, o que jamais é obra de um Espírito bom. Geralmente, o Espírito que se apodera do médium, tendo em vista dominá-lo, não suporta o exame crítico das suas comunicações; quando vê que não são aceitas, que as discutem, não se retira, mas inspira ao médium o pensamento de se insular, chegando mesmo, não raro, a ordenar-lho. Todo médium, que se melindra com a crítica das comunicações que obtém, faz-se eco do Espírito que o domina, Espírito esse que não pode ser bom, desde que lhe inspira um pensamento ilógico, qual o de se recusar ao exame. O insulamento do médium é sempre coisa deplorável para ele, porque fica sem uma verificação das comunicações que recebe. Não somente deve buscar a opinião de terceiros para esclarecer-se, como também necessário lhe é estudar todos os gêneros de comunicações, a fim de as comparar. Restringindo-se às que lhe são transmitidas, expõe-se a se iludir sobre o valor destas, sem considerar que não lhe é dado tudo saber e que elas giram quase sempre dentro do mesmo círculo. (N. 192 M- édiuns exclusivos.)
249. Os meios de se combater a obsessão variam, de acordo com o caráter que ela reveste. Não existe realmente perigo para o médium que se ache bem convencido de que está a haver-se com um Espírito mentiroso, como sucede na obsessão simples; esta não passa então, para ele, de fato desagradável. Mas, precisamente porque lhe é desagradável constitui uma razão de mais para que o Espírito se encarnice em vexá-lo. Duas coisas essenciais se têm que fazer nesse caso: provar ao Espírito que não está iludido por ele e que lhe é impossível enganar; depois, cansar-lhe a paciência, mostrando-se mais paciente que ele. Desde que se convença de que está a perder o tempo, retirar-se-á, como fazem os importunos a quem não se dá ouvidos. Isto, porém, nem sempre basta e pode levar muito tempo, porquanto Espíritos há tenazes, para os quais meses e anos nada são. Além disso, portanto, deve o médium dirigir um apelo fervoroso ao seu anjo bom, assim como aos bons Espíritos que lhe são simpáticos, pedindo-lhes que o assistam. Quanto ao Espírito obsessor, por mau que seja, deve tratá-lo com severidade, mas com benevolência e vencê-lo pelos bons processos, orando por ele. Se for realmente perverso, a princípio zombará desses meios; porém, moralizado com perseverança, acabará por emendar-se. E uma conversão a empreender, tarefa muitas vezes penosa, ingrata, mesmo desagradável, mas cujo mérito está na dificuldade que ofereça e que, se bem desempenhada, dá sempre a satisfação de se ter cumprido um dever de caridade e, quase sempre, a de ter-se reconduzido ao bom caminho uma alma perdida.
Convém igualmente se interrompa toda comunicação escrita, desde que se reconheça que procede de um Espírito mau, que a nenhuma razão quer atender, a fim de se lhe não dar o prazer de ser ouvido. Em certos casos, pode até convir que o médium deixe de escrever por algum tempo, regulando-se então pelas circunstâncias. Entretanto, se o médium escrevente pode evitar essas confabulações, outro tanto já não se dá com o médium audiente, que o Espírito obsessor persegue às vezes a todo instante com as suas proposições grosseiras e obscenas e que nem sequer dispõe do recurso de tapar os ouvidos. Aliás, cumpre se reconheça que algumas pessoas se divertem com a linguagem trivial dessa espécie de Espíritos, que os animam e provocam com o rirem de suas tolices, em vez de lhes imporem silêncio e de os moralizarem. Os nossos conselhos não podem servir a esses, que desejam afogar-se.
250. Apenas aborrecimento há, pois, e não perigo, para todo médium que não se deixe ludibriar, porque não poderá ser enganado. Muito diverso é o que se dá com a fascinação, porque então não tem limites o domínio que o Espírito assume sobre o encarnado de quem se apoderou. A única coisa a fazer-se com a vítima é convencê-la de que está sendo ludibriada e reconduzir-lhe a obsessão ao caso da obsessão simples. Isto, porém, nem sempre é fácil, dado que algumas vezes não seja mesmo impossível. Pode ser tal o ascendente do Espírito, que torne o fascinado surdo a toda sorte de raciocínio, podendo chegar até, quando o Espírito comete alguma grossa heresia científica, a pô-lo em dúvida sobre se não é a ciência que se acha em erro. Como já dissemos, o fascinado, geralmente, acolhe mal os conselhos; a crítica o aborrece, irrita e o faz tomar quizila dos que não partilham da sua admiração. Suspeitar do Espírito que o acompanha é quase, aos seus olhos, uma profanação e outra coisa não quer o dito Espírito, pois tudo o a que aspira é que todos se curvem diante da sua palavra.
Um deles exercia, sobre pessoa do nosso conhecimento, uma fascinação extraordinária. Evocamo-lo e, depois de umas tantas fanfarrices, vendo que não lograva mistificar-nos quanto à sua identidade, acabou por confessar que não era quem se dizia. Sendo-lhe perguntado por que ludibriava de tal modo aquela pessoa, respondeu com estas palavras, que pintam claramente o caráter desse gênero de Espírito: Eu procurava um homem que me fosse possível manejar; encontrei-o, não o largo. - Mas se lhe mostrais as coisas como são, ele vos soltará isto: -É o que veremos! Como não há cego pior do que aquele que não quer ver, reconhecida a inutilidade de toda tentativa para abrir os olhos ao fascinado, o que se tem de melhor a fazer é deixá-lo com as suas ilusões. Ninguém pode curar um doente que se obstina em conservar o seu mal e nele se compraz.
251. A subjugação corporal tira muitas vezes ao obsidiado a energia necessária para dominar o mau Espírito. Daí o tornar-se precisa a intervenção de um terceiro, que atue, ou pelo magnetismo, ou pelo império da sua vontade. Em falta do concurso do obsidiado, essa terceira pessoa deve tomar ascendente sobre o Espírito; porém, como este ascendente só pode ser moral, só a um ser moralmente superior ao Espírito é dado assumi-lo e seu poder será tanto maior, quanto maior for a sua superioridade moral, porque, então, se impõe àquele, que se vê forçado a inclinar-se diante dele. Por isso é que Jesus tinha tão grande poder para expulsar o a que naquela época se chamava demônio, isto é, os maus Espíritos obsessores.
Aqui, não podemos oferecer mais do que conselhos gerais, porquanto nenhum processo material existe, como, sobretudo, nenhuma fórmula, nenhuma palavra sacramental, com o poder de expelir os Espíritos obsessores. As vezes, o que falta ao obsidiado é força fluídica suficiente; nesse caso, a ação magnética de um bom magnetizador lhe pode ser de grande proveito. Contudo, é sempre conveniente procurar, por um médium de confiança, os conselhos de um Espírito superior, ou do anjo guardião.
252. As imperfeições morais do obsidiado constituem, freqüentemente, um obstáculo à sua libertação. Aqui vai um exemplo notável, que pode servir para instrução de todos. Havia umas irmãs que se encontravam, desde alguns anos, vítimas de depredações muito desagradáveis. Suas roupas eram incessantemente espalhadas por todos os cantos da casa e até pelos telhados, cortadas, rasgadas e crivadas de buracos, por mais cuidado que tivessem em guardá-las à chave. Essas senhoras, vivendo numa pequena localidade de província, nunca tinham ouvido falar de Espiritismo. A primeira idéia que lhes veio foi, naturalmente, a de que estavam às voltas com brincalhões de mau gosto. Porém, a persistência e as precauções que tomavam lhes tiraram essa idéia. Só muito tempo depois, por algumas indicações, acharam que deviam procurar-nos, para saberem a causa de tais depredações e lhes darem remédio, se fosse possível. Sobre a causa não havia dúvida; o remédio era mais difícil. O Espírito que se manifestava por semelhantes atos era evidentemente malfazejo. Evocado, mostrou-se de grande perversidade e inacessível a qualquer sentimento bom. A prece, no entanto, pareceu exercer sobre ele uma influência salutar. Mas, após algum tempo de interrupção, recomeçaram as depredações. Eis o conselho que a propósito nos deu um Espírito superior: "O que essas senhoras têm de melhor a fazer é rogar aos Espíritos seus protetores que não as abandonem. Nenhum conselho melhor lhes posso dar do que o de dizer-lhes que desçam ao fundo de suas consciências, para se confessarem a si mesmas e verificarem se sempre praticaram o amor do próximo e a caridade. Não falo da caridade que consiste em dar e distribuir, mas da caridade da língua; pois, infelizmente, elas não sabem conter as suas e não demonstram, por atos de piedade, o desejo que têm de se livrarem daquele que as atormenta. Gostam muito de maldizer do próximo e o Espírito que as obsidia toma sua desforra, porquanto, em vida, foi para elas um burro de carga. Pesquisem na memória e logo descobrirão quem ele é. "Entretanto, se, conseguirem melhorar-se, seus anjos guardiães se aproximarão e a simples presença deles bastará para afastar o mau Espírito, que não se agarrou a uma delas em particular, senão porque o seu anjo guardião teve que se afastar, por efeito de atos repreensíveis, ou maus pensamentos. O que precisam é fazer preces fervorosas pelos que sofrem e, principalmente, praticar as virtudes impostas por Deus a cada um, de acordo com a sua condição."
Como ponderássemos que essas palavras pareciam um tanto severas e que talvez fosse conveniente adoçá-las, para serem transmitidas, o Espírito acrescentou: "Devo dizer o que digo e como digo, porque as pessoas de quem se trata têm o hábito de supor que nenhum mal fazem com a língua, quando o fazem muitíssimo. Por isso, preciso é ferir-lhes o Espírito, de maneira que lhes sirva de advertência séria.
Ressalta do que fica dito um ensinamento de grande alcance: que as imperfeições morais dão azo à ação do Espíritos obsessores e que o mais seguro meio de a pessoa se livrar deles é atrair os bons pela prática do bem. Sem dúvida, os bons Espíritos têm mais poder do que os maus, e a vontade deles basta para afastar estes últimos; eles, porém, só assistem os que os secundam pelos esforços que fazem por melhorar-se, sem o que se afastam e deixam o campo livre aos maus, que se tomam assim, em certos casos, instrumentos de punição, visto que os bons permitem que ajam para esse fim.
253. Cumpre, todavia, se não atribuam à ação direta dos Espíritos todas as
contrariedades que se possam experimentar, as quais, não raro, decorrem da incúria, ou da imprevidência. Um agricultor nos escreveu certo dia que, havia doze anos, toda sorte de infelicidades lhe acontecia, relativamente ao seu gado; ora eram as vacas que morriam, ou deixavam de dar leite, ora eram os cavalos, os carneiros, ou os porcos que sucumbiam. Fez muitas novenas, que em nada remediaram o mal, do mesmo modo que nada obteve com as missas que mandou celebrar, nem com os exorcismos que mandou praticar. Persuadiu-se, então, de acordo com o preconceito dos campos, de que lhe haviam enfeitiçado os animais. Supondo-nos, sem dúvida, dotados de um poder esconjurador maior do que o do cura da sua aldeia, pediu o nosso parecer. Foi a seguinte a resposta que obtivemos: "A mortalidade ou as enfermidades do gado desse homem provêm de que seus currais estão infetados e ele não os repara, porque c usta dinheiro."
254. Terminaremos este capítulo inserindo as respostas que os Espíritos deram a algumas perguntas e que vêm em apoio do que dissemos.

1ª Por que não podem certos médiuns desembaraçar-se de Espíritos maus que se lhes ligam e como é que os bons Espíritos que eles chamam não se mostram bastanteb poderosos para afastar os outros e se comunicar diretamente?
"Não é que falte poder ao Espírito bom; é, as mais das vezes, que o médium não é bastante forte para o secundar; é que sua natureza se presta melhor a outras relações; é que seu fluido se identifica mais com o de um Espírito do que com o de outro. Isso o que dá tão grande império aos que entendem de ludibriá-los."

2ª Parece-nos, entretanto, que há pessoas de muito mérito, de irrepreensível moralidade e que, apesar de tudo, se vêem impedidas de comunicar com os bons Espíritos.
"É uma provação. E quem te diz, ao demais, que elas não trazem o coração manchado de um pouco de mal? que o orgulho não domina um pouco a aparência de bondade? Essas provas, com o mostrarem ao obsidiado a sua fraqueza, devem fazê-lo inclinar-se para a humildade.
"Haverá na Terra alguém que possa dizer-se perfeito? Ora, um, que tem todas as aparências da virtude, pode ter ainda muitos defeitos ocultos, um velho fermento de imperfeição. Assim, por exemplo, dizeis, daquele que nenhum mal pratica, que é leal em suas relações sociais: é um bravo e digno homem. Mas, sabeis, porventura, se as suas boas qualidades não são tisnadas pelo orgulho; se não há nele um fundo de egoísmo; se não é avaro, ciumento, rancoroso, maldizente e mil outras coisas que não percebeis, por que as vossas relações com ele não vos deram lugar a descobri-las? O mais poderoso meio de combater a influência dos maus Espíritos é aproximar-se o mais possível da natureza dos bons."

3ª A obsessão, que impede um médium de receber as comunicações que deseje, é sempre um sinal de indignidade da sua parte?
"Eu não disse que é um sinal de indignidade, mas que um obstáculo pode oporse a certas comunicações; em remover o obstáculo que está nele, é o a que deve aplicarse; sem isso, suas preces, suas súplicas nada farão. Não basta que um doente diga ao seu médico: dê-me saúde, quero passar bem. O médico nada pode, se o doente não faz o que é preciso."
4ª Assim, a impossibilidade de comunicar com os bons Espíritos seria uma espécie de punição?
"Em certos casos, pode ser uma verdadeira punição, como a possibilidade de comunicar com eles é uma recompensa que deveis esforçar-vos por merecer." (Veja-se Perda e suspensão da mediunidade, n . 220.)

5ª Não se pode também combater a influência dos maus Espíritos, moralizando-os?
"Sim, mas é o que não se faz e é o que não se deve descurar de fazer, porquanto, muitas vezes, isso constitui uma tarefa que vos é dada e que deveis desempenhar caridosa e religiosamente. Por meio de sábios conselhos, é possível induzi-los ao arrependimento e apressar-lhes o progresso."
- Como pode um homem ter, a esse respeito, mais influência do que a têm os próprios Espíritos?
"Os Espíritos perversos se aproximam antes dos homens que eles procuram atormentar, do que dos Espíritos, dos quais se afastam o mais possível. Nessa aproximação dos humanos, quando encontram algum que os moralize, a princípio não o escutam e até se riem dele; depois, se aquele os sabe prender, acabam por se deixarem tocar. Os Espíritos elevados só em nome de Deus lhes podem falar e isto os apavora. O homem, indubitavelmente, não dispõe de mais poder do que os Espíritos superiores, porém, sua linguagem se identifica melhor com a natureza daqueles outros e, ao verem o ascendente que o homem pode exercer sobre os Espíritos inferiores, melhor compreendem a solidariedade que existe entre o céu e a terra.
"Demais, o ascendente que o homem pode exercer sobre os Espíritos está na razão da sua superioridade moral. Ele não domina os Espíritos superiores, nem mesmo os que, sem serem superiores, são bons e benevolentes, mas pode dominar os que lhe são inferiores em moralidade." (Veja-se o n. 279.)

6ª A subjugação corporal, levada a certo grau, poderá ter como conseqüência a loucura?
"Pode, a uma espécie de loucura cuja causa o mundo desconhece, mas que não tem relação alguma com a loucura ordinária. Entre os que são tidos por loucos, muitos há que apenas são subjugados; precisariam de um tratamento moral, enquanto que com os tratamentos corporais os tornamos verdadeiros loucos. Quando os médicos conhecerem bem o Espiritismo, saberão fazer essa distinção e curarão mais doentes do que com as duchas." (N. 221.)

7ª Que se deve pensar dos que, vendo um perigo qualquer no Espiritismo, julgam que o meio de preveni-lo seria proibir as comunicações espíritas?
"Se podem proibir a certas pessoas que se comuniquem com os Espíritos, não podem impedir que manifestações espontâneas sejam feitas a essas mesmas pessoas, porquanto não podem suprimir os Espíritos, nem lhes impedir que exerçam sua influência oculta. Esses tais se assemelham às crianças que tapam os olhos e ficam crentes de que ninguém as vê. Fora loucura querer suprimir uma coisa que oferece grandes vantagens, só porque imprudentes podem abusar dela. O meio de se lhe prevenirem os inconvenientes consiste, ao contrário, em torná-la conhecida a fundo."

Se as lições acima expostas neste capitulo de O Livro dos Médiuns não bastarem temos em O livro dos Espíritos no Capitulo IX, na questão 459 Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”
Mas porque Deus permite que isso aconteça? Um espirito qualquer dirigir a vida de alguém e principalmente a nossa?
Não é Deus que permite, somos nós que o fazemos todas as vezes que não atendemos àquilo que é mais importante nas nossas vidas ao não praticarmos o que Jesus nos oferta como medicamento contra as obsessões:
Orai e vigiai!
Infelizmente nem vigiamos e muito menos oramos, a nossa vida está sempre atrasada e não sobra tempo para prestarmos atenção.
Senão notariamos que os problemas no trânsito não são direcionados exclusivamente a nós, fazemos parte do grupo de transeuntes...
Os problemas no trabalho não são só nossos, afinal de contas fazemos parte de uma equipe...
Os problemas dentro de casa são para serem resolvidos com calma e tranquilidade, afinal de contas ali está a nossa maior riqueza...
As doenças, as dores muitas vezes chegam até nós como um aviso de algo muito maior que poderia nos derrubar, não são motivos de tristezas, mas de atenção com a saúde...
Às vezes o plano espiritual nos coloca de molho por algum tempo para que reflitamos e efetuemos alguma mudança na nossa conduta, nem tudo o que nos parece ruim é realmente ruim, muitas vezes é só um remédio....
Precisamos aprender a vigiar e avaliar os nossos procedimentos, o nosso comportamento, a nossa conduta para evitarmos a aproximação indevida daquele irmãozinho menos esclarecido do que seja amar.
E orarmos. Orarmos e agradecermos por todas as dádivas que recebemos todos os dias. Que a nossa oração siga aquele roteiro estabelecido pelo Mestre, ou seja façamos as nossas orações lá no silêncio do nosso quarto, no nosso cantinho de paz e oremos numa prece que seja uma conversa com o Pai, com palavras simples, objetivas. Afinal de contas Ele já nos conhece tão bem e sabe que o nosso vocabulário não é aquelas coisas, então porque palavras decoradas, dificeis...

Que o nosso projeto de vida comece então nas coisas simples do amar-se amando e atentos a tudo aquilo que compõe a nossa vida pratiquemos a nossa reforma, transformação interior sempre para melhor e elevando a Deus a nossa oração de agradecimento pela vida e por tudo o que a compõe.

Que Deus nos abençoe.





Bibliografia:
O Livro dos Espiritos –cap. IX, questão 459
O Livro dos Médiuns- cap. XXIII – Das Obsessões
Regras para uma Reforma Ìntima- Emmanuel(Livro Encontro Marcado)
Antonio Celso dos Santos – textos dispersos










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