sexta-feira, 2 de janeiro de 2009




AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO


1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e
um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: “Mestre,qual o
mandamento maior da lei ?” - Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o
teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento.
E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo.
- Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”
(S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40)
2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que
consistem a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12.)
Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem.
(S. LUCAS, cap. VI, v. 31.)
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, pág. 183



Amar ... como está ficando difícil amar a si mesmo, como a vida está nos transformando constantemente em sobreviventes de um mundo em constante atrito, em permanente desassossego.
Amar a si mesmo é antes de tudo se conhecer e saber o que pode ou não ser bom para a nossa vida.
E quem é o próximo, afinal de contas? Quem é essa pessoa anônima, este ser sem rosto, sem personalidade?
Questão essa que deveria estar clara a qualquer um de nós, afinal de contas todos nós sabemos claramente quem é o nosso próximo, não é mesmo?
Pensemos um pouco nesta pergunta e respondamos em silêncio, pois próximo é aquele ser querido que faz parte da nossa vida, sem contar o desconhecido com quem cruzamos todos os dias.
Mas será que nós temos consciência de quem realmente é o nosso próximo a quem Cristo nos ordena que amemos ?
Vamos fazer uma pequena análise, coloquemos personagens na nossa história:
Cada um de nós é o centro de tudo, afinal de contas olhamos para o horizonte e vemos tudo claramente, ouvimos tudo em detalhes estamos, portanto, no centro do nosso mundo particular.
Temos então que distribuir as pessoas nas nossas vidas:

___Na nossa direita ficarão as novas gerações, aqueles que vieram depois de nós.
___Na nossa frente ficarão aquelas pessoas da nossa geração, nossos contemporâneos.
___E na nossa esquerda aqueles que vieram antes de nós

1- À minha direita vamos colocar as novas gerações, aqueles que vieram depois de mim. São pessoas para as quais tenho que ser o exemplo, afinal de contas são os meus filhos, os meus sobrinhos, filhos dos meus visinhos e amigos, meus netos e assim por diante. Para essas pessoas eu sou o “coroa”, afinal de contas quando eles me conheceram eu já era velho, e tenho que ser para eles a experiência que fala e age, tenho que agir como um professor de vida, pelos meus exemplos, pela minha conduta, ter um amor pedagógico, ou seja:
Faça o que eu faço e faça o que eu mando.

2- Para aqueles que estão na minha frente, os meus irmãos, os meus colegas de escola, de folguedos, da escola dominical, minha visão de amor tem que ser diferente, pois nós falamos a mesma língua, é com esta turma que eu fui as festas, aos bailes, namorei, briguei, fiz as pazes. Crescemos, estudamos, trabalhamos e vivemos as mesmas fases da vida. Com eles eu tenho o amor participação, o amor permuta de valores, o amor conhecimento.

3- Á minha esquerda eu tenho a geração que veio antes de mim: São meus pais, tios, avós e os conhecidos mais velhos. Aqueles que me viram crescer, se formar, casar e contribuíram para que fosse quem eu sou. Para com eles eu tenho o amor afeto, o amor carinho, o amor colo. Com eles é que eu busco minha história, meus sonhos mais íntimos e mais fraternos.


Se para aqueles que estão a minha esquerda eu tenho que ter o cuidado de proteger, de cuidar, de passar as melhores lições o meu amor é aquele de quem viu tudo acontecer, afinal de contas com muitos deles nós fomos a primeira fralda, a primeira mamadeira, vimos os primeiros passos, as vacinas, o be-a-bá, então por eles nós somos eternamente apaixonados.

Para aqueles que estão à nossa frente o meu cuidado é outro: participar, ouvir, visitar e receber, trocar receitas de bolos e doces, pescarias, jogos de futebol, o meu amor então é o da história vivida e compartilhada. Neste grupo eu me apaixono e desapaixono constantemente, afinal de contas estamos sempre em trânsito, sempre trocando de posições na vida.

Para aqueles que estão à minha esquerda o meu amor já é de agradecimento, pois ao contrário daqueles que estão a minha direita, eles fizeram por mim tudo o que eu já fiz para os meus filhos. Deles eu recebi tudo o que tenho, e um dia a história vai se inverter com certeza, afinal todos nós envelhecemos, e vai chegar a hora em que eu terei que cuidar deles também. E o amor daqueles que estão a minha direita será a resposta do amor que eu der aos meus velhos, pois eu sou o espelho onde eles procuram o seu reflexo e amanhã quando for a minha vez de ser cuidado serão eles que farão isso. Para esse grupo eu é que sou a eterna paixão da vida.

Dessa forma ficou mais fácil praticar o amor ao próximo, eu já sei quem são eles. E agora em qual dos grupos eu poderia ter desafetos
No da esquerda? – Mas como se estas são as minhas crianças, que eu amo.

No do meio? _ Porquê ? São os meus melhores amigos. Ninguém me conhece melhor do que eles.
No da direita? _ Como? São os pais e a família maravilhosa que Deus me deu de presente?

Todo aquele irmão que se aproximar de nós, virá com a sua cruz ou com a sua luz e cabe a nós sabermos como trabalhar o nosso amor para amarmos e sermos amados por todos eles.
Mas meus irmãos, com tanta gente maravilhosa ao nosso redor, amar fica muito mais fácil!!!!!



Antonio Celso (14/03/2007)
Celso.antonio2008@ig.com.br
gemlcb.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário